segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sá de Miranda participa no desfile "Reviver Bracara Augusta/2009"


No âmbito das disciplinas de História A e História e Cultura das Artes leccionadas no ano lectivo de 2008-2009 e em concreto o capítulo “O Modelo Romano/ Cultura do Senado” e dando sequência ao convite manifestado pela Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Braga decidiu-se participar no desfile Braga Romana.
A prossecução da acção contou com a colaboração de alunos das turmas do 10º 8, 10º 9, 10º 10 e 1P3 . A primeira medida desenvolvida foi a realização de um estudo prévio de caracterização da época nomeadamente dos trajes e costumes tendo os alunos utilizado para o efeito recursos bibliográficos e a Internet.
Terminada a investigação prévia, os alunos compraram os tecidos e acessórios e confeccionaram os seus próprios trajes.
No dia do evento os alunos foram acompanhados pela docente responsável pela iniciativa, Profª Manuela Pinto, pelo Prof. Antonino Pires, Prof.ª Fátima Ribeiro e Profª Helena Borralheiro tendo todos participado activamente e com grande entusiasmo no desfile
Este foi um meio inovador para os alunos aprofundarem o seu conhecimento relativo a um período da nossa História e uma forma de se envolverem num acontecimento da comunidade, num evento do que podemos designar de “História Viva”.

Profª Manuela Pinto

Sem comentários: